top of page
Foto do escritorPráxisJor

Práxisjor promove articulação entre grupos de pesquisa em Jornalismo

Atualizado: 21 de set. de 2018

Nesta quinta-feira, 20, integrantes do Práxisjor estiveram reunidos com representantes das universidades federais do Piauí, do Rio Grande do Norte, e do Cariri, no Ceará.


Membros de grupos de pesquisa em Jornalismo do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte em reunião de articulação.

Apresentar pesquisas em andamento e encontrar interesses comuns para futuras produções conjuntas: essa foi a pauta da reunião de articulação realizada na manhã desta quinta-feira, 20, durante o II Práxisjor - Seminário Pensar e Fazer Jornalismo. A conversa integra uma série de atividades promovidas durante o evento, que acontece no prédio do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e no auditório Rachel de Queiroz (CHII-UFC) até sexta-feira, dia 21.


Estiveram presentes os coordenadores do Práxisjor - Edgard Patrício, Naiana Rodrigues e Rafael Rodrigues, as professoras Juliana Teixeira (representando a Universidade Federal do Piauí), Kênia Maia (pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Juliana Lofif (professora da Universidade Federal do Cariri), e membros do Práxisjor: Mayara de Araújo e Wanderson César.


Jornalismo independente, narrativas jornalísticas, jornalismo de plataforma, design de notícias, identidade do jornalista e permanências no jornalismo foram alguns dos temas que povoaram as falas dos participantes. Como encaminhamento, assumiu-se o desafio de aproveitar as potencialidades de ferramentas digitais e mídias sociais (como Youtube e Skype) para democratizar os temas e as trajetórias de pesquisas, a fim de facilitar a aproximação de interesses entre pesquisadores e a produção conjunta.


Participações

Ainda nesta quinta-feira as professoras convidadas participam dos Grupos de Trabalho. Juliana Lofit leva ao GT Jornalismo e Formação a pesquisa intitulada "O design de notícias na formação dos jornalistas no Ceará: um estudo do currículo dos cursos". Juliana Teixeira (UFPI) apresenta, no GT Jornalismo e Gestão, "Jornalismo nas plataformas: estratégias de distribuição e produção de conteúdo nativo no Facebook em empresas jornalísticas de tradição impressa". Na manhã de sexta-feira, 21, a pesquisadora da UFPI integra ainda a mesa "Narrativas jornalísticas e representações sociais".


No GT Jornalismo e Trabalho, Kênia Maia (UFRN) apresenta "Cultura do Clique na Tribuna do Norte: clicks que pulsam, cultura que edita", produzido em parceria com Wilson Galvão de Freitas Teixeira. Na tarde de sexta-feira, 21, compõe a última mesa do evento: "Trabalho e Identidade no jornalismo"


Com o tema “Identidade(s) Jornalística(s)”, o II Práxisjor é realizado pela Universidade Federal do Ceará e segue até a noite do dia 21 de setembro. As inscrições populares, destinadas a estudantes e profissionais que queiram assistir às mesas e conferências (com emissão de certificado), ainda podem ser realizadas (pelo site ou presencialmente).


Confira a programação do evento:

Dia 20 (quinta-feira) - GTs e mesas 9-12h - reunião de articulação/apresentação entre grupos de pesquisa de jornalismo

14h-17h30 - GTs

17h30 - Coffee break 18h - Mesa I - Credibilidade no jornalismo (com Sérgio Spagnuolo (Volt Data Lab), Ana Naddaf (O Povo) e Samuel Lima (UFSC). Mediação: Raphaelle Batista (UFC)) 19h45 - Palestra: Fact checking (com Thays Lavor - Projeto Truco-CE/Agência Pública)

Dia 21 (sexta-feira) - GTs e mesas 9-12h - Mesa II - Narrativas jornalísticas e representações sociais (com Melquíades Júnior (Diário do Nordeste), Juliana Teixeira (UFPI) e Renato Essenfelder (ESPM-SP). Mediação: Rafael Rodrigues (UFC)) 14h-17h30 - GTs

17h30 - Coffee break 18h - Mesa III - Trabalho e Identidade no jornalismo (com Felipe Pontes (UEPG), Rafael Grohmman (Cásper Líbero/USP) e Kênia Maia (UFRN). Mediação: Naiana Rodrigues (UFC/USP)) 19h45 - Conferência: Gestão de negócios no jornalismo (com Rafael Azevedo (Verminosos por Futebol))

0 comentário

Comentários


bottom of page