top of page

Intercom 2023: Pesquisadores do PráxisJor impulsionam o debate em Jornalismo



Cinco membros do PráxisJor participaram do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2023). Os pesquisadores compartilharam suas pesquisas no âmbito de estudos do jornalismo, abordando temas que refletem a diversidade de interesses do grupo. O evento se destacou ao receber um total de 2.327 trabalhos submetidos, sendo 1.767 direcionados aos Grupos de Pesquisa (GPs) e 560 ao Intercom Júnior. Além disso, registrou a participação de 271 trabalhos como finalistas na etapa nacional da mostra competitiva de pesquisa experimental Expocom 2023.


Entre as contribuições da equipe PráxisJor está o artigo do doutorando Bruno Balacó “A reinvenção da resenha via Mesacast: o modelo brasileiro de podcast esportivo“, que foi apresentado no GP Rádio e Mídia Sonora e teve a coautoria de Carlos Guimarães e Marizandra Rutilli. O trabalho analisa o modelo de podcast esportivo brasileiro conhecido como resenha. Com base em seis programas, a pesquisa identifica características marcantes dessas produções, sendo classificadas como Mesacast, que preservam a tradição das mesas-redondas esportivas radiofônicas.


Para o GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico, o doutorando Bruno de Castro apresentou o artigo “Da ditadura à geração alfa: os modos de agir da imprensa negra no combate à opressão e ao racismo à brasileira”. O trabalho lança olhar sobre os modos de atuação da imprensa negra durante a ditadura militar, logo após a constituição de 1988 e com a popularização da Internet, refletindo sobre como jornais, revistas e portais negros se articulam no combate às opressões e ao racismo brasileiro.


Outro trabalho apresentado foi “Transmasculinidades em portais de notícia nordestinos: notas exploratórias”, com autoria do doutorando Geovane Pereira da Silva e coautoria do professor Edgard Patrício, coordenador do PráxisJor. O artigo foi apresentado ao GP Estéticas, Políticas do Corpo e Interseccionalidades e discute a construção das transmasculinidades nos portais de notícia do Nordeste. Utilizando o Diário do Nordeste e Folha de Pernambuco como observáveis, a pesquisa destaca a escassez de cobertura noticiosa sobre as transmasculinidades e a entende como uma representação social da ausência, com as corporalidades sendo pautas centrais (ou representações sociais) nas narrativas sobre essa coletividade.


Já adentrando a discussão das condições de trabalho dos jornalistas, podemos destacar os trabalhos de Naiana Rodrigues da Silva e Rafael Rodrigues da Costa - também coordenadores do PráxisJor -, apresentados ao GP Comunicação e Trabalho. O artigo “Os sofrimentos laborais de jovens jornalistas como faces da precarização produtiva e da racionalidade neoliberal”, exposto por Rafael na modalidade presencial do evento, discute os resultados da tese de Naiana, que evidencia as dores e sofrimentos de jovens jornalistas cearenses por meio de seus discursos sobre o trabalho. E Rodrigues, no trabalho “Condições de trabalho digital de jornalistas no Ceará: apontamentos preliminares”, apresenta considerações iniciais da pesquisa pós-doutoral que desenvolve sobre as condições de trabalho digital de jornalistas no Ceará. Entre elas, o autor observa como “a plataformização incide de maneira decisiva no trabalho dos jornalistas cearenses, delimitando rotinas de produção, relações de trabalho e mesmo a subjetividade desses sujeitos”.


O Intercom 2023 ocorreu remotamente de 29 a 31 de agosto e presencialmente de 5 a 8 de setembro na PUC Minas em Belo Horizonte, com o tema central "Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução". Os interessados em explorar as pesquisas apresentadas podem acessar os anais do Intercom 2023 em bit.ly/Intercom2023_Anais.

0 comentário
bottom of page