top of page

Pesquisadores do PráxisJor participam do 21º Encontro da SBPJor



Pesquisadores do Grupo de Pesquisa Práxis no Jornalismo (PráxisJor), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), participaram, entre os dias 08 e 10 de novembro de 2023, da 21ª edição do Encontro Nacional dos Pesquisadores de Jornalismo, promovido pela associação brasileira do setor, a SBPJor.


O evento aconteceu na Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal. O tema abordado foi “O futuro do jornalismo: crise epistêmica, desinformação e o protagonismo das mulheres jornalistas”.


Seis trabalhos de professores e estudantes de mestrado e doutorado vinculados ao PráxisJor foram apresentados em Comunicações Livres e Sessões Coordenadas das Redes de Pesquisa.

O doutorando Bruno de Castro apresentou o artigo "Assessoria de Comunicação enquanto prática decolonial: Reflexões a partir do Jornalismo da Defensoria Pública do Ceará no caso Transforma" na Rede Narrativas, Jornalismo e Produção de Sentidos (Renami).


Já os professores Edgard Patrício e Rafael Rodrigues expuseram a produção "Perfil do jornalista do Nordeste brasileiro: transformações estruturais e precarização da profissão". O trabalho foi elaborado em co-autoria com o mestrando Geimison Maia e integrou a programação da Rede de Pesquisa Trabalho e Identidade no Jornalismo (Retij), que tratou do "Perfil do Jornalista Brasileiro".


Também na Retij, porém, dentro do escopo do tema "Processos produtivos do jornalismo", o doutorando Luan Matheus apresentou o trabalho intitulado "Atravessamentos étnicos, raciais e de gênero no jornalismo alternativo: atitudes decoloniais em contraponto à objetividade jornalística".


Já nas Sessões livres, na mesa temática "Jornalismo, Gênero e Questões étnicas", Rafael Mesquita, pesquisador do Doutorado em Comunicação, apresentou o artigo "Pode a dissidência falar no jornalismo? A articulação de vozes queer no jornal O Povo".


Por fim, completam o grupo os trabalhos "Programação Aplicada ao Jornalismo de Dados: notas sobre o ensino das linguagens de programação Python e SQL no curso de Jornalismo na Universidade Federal do Cariri", do professor Diógenes Luna, da Universidade Federal do Cariri, e "Revisão sistemática de literatura: uma análise do tratamento de informações sobre saúde pública por autoridades governamentais", apresentado pela pesquisadora Cláudia Ferreira, cuja produção conta também com a autoria da cearense Thatiany Nascimento. As contribuições foram integradas à sessão livre temática "Jornalismo e Tecnologias".


PósJor

Durante o Seminário de Programas de Pós-Graduação em Jornalismo (PósJor), o coordenador do PráxisJor, Edgard Patrício, foi indicado como coordenador do Fórum que reúne os Programas de Pós-Graduação em Jornalismo e representantes das Linhas de Pesquisa em Jornalismo dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de todo o Brasil para discutir os dilemas comuns e estratégias de ação.


Defesa do Jornalismo

O congresso também contou com um Ato Político em Defesa do Jornalismo, realizado na abertura do evento. Na oportunidade, o pesquisador Rafael Mesquita, que é também Secretário de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), fez discurso onde ressaltou a importância da aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 33/09), que reinstitui a obrigatoriedade do diploma de nível superior específico em jornalismo para o exercício da profissão no Brasil.

0 comentário
bottom of page