top of page

Consórcio de 12 Programas de Pós-Graduação oferece disciplina sobre transformações no jornalismo

Nesta quarta-feira (02), o primeiro painel será apresentado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão


O Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (PPGCom/UFC) se uniu a outros 11 PPGs em Comunicação de universidades do Brasil (UEPG, UFRR, USP, UFMG, UFPI, UFMS, UFPB, UFMT, UFG, UFMA, UFS) para oferecer a mestrandos e doutorandos a disciplina compartilhada "Transformações no mundo do trabalho da(o)s jornalistas”. O primeiro painel será apresentado nesta quarta-feira (02) e vai abordar o tema "As crises e o jornalismo: da dimensão econômica à crise de legitimidade e confiança”.


Para o coordenador do PPGCom/UFC e do Grupo de Pesquisa PráxisJor, professor Edgard Patrício, a concepção da iniciativa que une os programas de pós-graduação surgiu da necessidade de identificar as singularidades de cada região no contexto profissional dos jornalistas. "Tivemos a ideia de fazer uma disciplina compartilhada, porque as especificidades de cada território são muito fortes na definição desses 'jornalismos'. Então decidimos convidar um programa de cada região para dar essa representatividade regional", explica.


Ele acrescenta que o Grupo de Pesquisa PráxisJor também vai apresentar um dos painéis da disciplina, mostrando os dados levantados em uma pesquisa sobre os novos modelos de negócio do jornalismo no contexto cearense. "Vamos mostrar principalmente as pesquisas em torno do jornalismo independente a partir da pesquisa coletiva", reforça.


Apresentações


As aulas acontecem no formato remoto, no modelo de painel, no qual cada encontro é conduzido por professores e professoras de um dos PPGs do Consórcio. As docentes do PPGCom/UFMA Camilla Quesada Tavares e Thaísa Bueno serão as responsáveis pela apresentação do primeiro painel.


A disciplina teve início no dia 19 de maio e será finaliza dia 2 de setembro. As aulas são transmitida às quartas-feiras, de 18h30 às 20h30. As matrículas para estudantes especiais de qualquer PPG do país ocorreram em maio.


A proposta da disciplina é oferecer 13 painéis temáticos que vão tentar captar essas transformações.


As temáticas são:


1) Reflexos da pandemia na produção do jornalismo;


2) As crises e o jornalismo: da dimensão econômica à crise de legitimidade e confiança;


3) Precarização e plataformização do trabalho de jornalistas;


4) A disseminação de informações não jornalísticas de expressão noticiosa;


5) Gêneros jornalísticos e hibridização de conteúdos;


6) A qualificação das audiências;


7) O papel das fontes na coprodução de notícias;


8) Pode o subalterno falar? Desterritorializações críticas no jornalismo;


9) Desigualdades de gênero e raça na construção da cultura jornalística;


10) A feminização no jornalismo e as transformações no mercado de trabalho;


11) As alternativas de modelos de negócios;


12) A cultura colaborativa remota;


13) Desafios formativos em Jornalismo.


Mais informações

Outros esclarecimentos podem ser feitos encaminhando mensagem para: edgard@ufc.br.



 
 
 

Comments


© 2018 por PráxisJor. Criado com Wix.com

  • Conecte-se conosco!
  • Conecte-se conosco!
  • Conecte-se conosco!
bottom of page