Participantes que aderiram às Inscrições Populares podem acompanhar ainda uma série de atividades nesta quinta-feira, 20, e na sexta-feira, 21, pela manhã e à noite.
Nesta quinta-feira, às 18h30, a programação têm início com a mesa “A credibilidade em tempos de conteúdos sistematizados” terá a participação do professor e pesquisador do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Samuel Lima, que participa da coordenação da pesquisa “Governança Social, Produção e Sustentabilidade para um jornalismo de novo tipo (GPSJor)” e é um dos coordenadores do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS/UFSC). Além de Ana Naddaf, diretora-executiva da Redação do Jornal O POVO/GCOP, e o jornalista, fundador e editor da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab, Sérgio Spagnuolo, que também é colaborador do site de checagem Aos Fatos e membro do conselho da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), fará a conferência “Fakenews e fact checking”.
Logo após, às 20h, a jornalista cearense Thays Lavor realiza palestra sobre fact-checking. Mestranda em Comunicação na Universidade Federal do Ceará (UFC) e freelancer de veículos como The Intercept Brasil e UOL Notícias, Lavor atualmente coordena o projeto de checagem de fatos Truco/CE, ligado à Agência Pública.
Na manhã de sexta-feira, 21, Juliana Teixeira, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Renato Essenfelder, docente da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e o jornalista Melquíades Júnior, do jornal Diário do Nordeste, são os debatedores da mesa “Narrativas do real e representações sociais”, no último dia de evento, das 9h às 12h, com mediação da jornalista e mestranda em Comunicação na UFC, Mayara de Araújo.
À noite, também no dia 21, o pesquisador do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho/CPCT-USP, Rafael Grohmman, se junta ao professor Felipe Pontes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), para discutir “Trabalho e identidade no jornalismo pós-industrial” junto da pesquisadora em Comunicação e professora doutora Kênia Maia (UFRN). O debate será às 18h30, com mediação da jornalista e pesquisadora do CPCT-USP Naiana Rodrigues.
Às 19h45, o jornalista Rafael Azevedo protagoniza a última atividade do evento: a conferência "Gestão de Negócios em Jornalismo". Rafael mantém desde 2012 o projeto autônomo Verminosos por Futebol e coordena o portal Tribuna do Ceará.
PROGRAMAÇÃO
Dia 20 (quinta-feira) - GTs e mesas 18h - Mesa I - Credibilidade no jornalismo (com Sérgio Spagnuolo (Volt Data Lab), Ana Naddaf (O Povo) e Samuel Lima (UFSC). Mediação: Raphaelle Batista (UFC)) 19h45 - Palestra: Fact checking (com Thays Lavor - Projeto Truco-CE/Agência Pública)
Dia 21 (sexta-feira) - GTs e mesas 9-12h - Mesa II - Narrativas jornalísticas e representações sociais (com Melquíades Júnior (Diário do Nordeste), Juliana Teixeira (UFPI) e Renato Essenfelder (ESPM-SP). Mediação: Mayara de Araújo (UFC)) 18h - Mesa III - Trabalho e Identidade no jornalismo (com Felipe Pontes (UEPG), Rafael Grohmman (Cásper Líbero/USP) e Kênia Maia (UFRN). Mediação: Naiana Rodrigues (UFC/USP)) 19h45 - Conferência: Gestão de negócios no jornalismo (com Rafael Azevedo (Verminosos por Futebol))
Comments