As produções científicas tratam das relações de comunicação e condições de produção em arranjos jornalísticos, e da plataformização do trabalho jornalístico.
Integrantes do grupo de pesquisa PráxisJor, da Universidade Federal do Ceará (UFC), tiveram artigos publicados, este semestre, no número 21 da Revista Avatares de la Comunicación y la Cultura, da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade de Buenos Aires. O dossiê publicado em meio digital tem como título: “El Campo Profesional de la Comunicación: Problemas, Potencialidades y Desafíos Actuales".
Na edição, o pesquisador Rafael Rodrigues da Costa, e as pesquisadoras Mayara Araújo e Raphaelle Batista, componentes do PráxisJor, assinam o artigo "Relações de comunicação e condições de produção em arranjos jornalísticos", no qual consta a análise dessas relações e das condições do trabalho jornalístico em arranjos ‘alternativos’ às grandes corporações de mídia no Ceará.
O artigo é um desdobramento de uma pesquisa coletiva mais ampla - realizada pelo PráxisJor, desde o final de 2019, em parceria com o Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), da Universidade de São Paulo (USP) - e nele consta a discussão de oito entrevistas realizadas com representantes de arranjos cearenses, entre os meses de julho e setembro de 2020, por videochamada.
A publicação da Revista Avatares tem ainda o artigo "A plataformização do trabalho jornalístico: dimensões, regime de publicação e agenda de pesquisa", produzido pela participante do PráxisJor, Naiana Rodrigues - também integrante do CPCT - e pelos demais pesquisadores: Janaina Visibeli Barros, Ana Flávia Marques, Jamir Kinoshita, João Augusto Moliani e Rafael Grohmann.
O texto tem como base empírica a pesquisa desenvolvida pelo CPCT, entre setembro de 2016 e agosto de 2018, sobre o trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às grandes corporações de mídia.
No segundo semestre de 2020, outro trabalho também oriundo da pesquisa coletiva do PráxisJor já havia sido publicado em um periódico científico. O artigo “Apontamentos para um perfil dos arranjos alternativos de jornalismo no Ceará”, também assinado por Rafael Costa, Mayara Araújo e Raphaelle Batista, consta no volume 15, número 26, da Revista Cambiassu, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Os artigos produzidos para a Revista Avatares (número 21) podem ser consultados na íntegra aqui.
Comments