top of page

Pesquisa "Perfil do Jornalista Brasileiro" começa a coletar dados nesta segunda (16)

Atualizado: 16 de ago. de 2021


A proposta é atualizar esse levantamento, de modo a atingir um número maior de profissionais.



A pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021: características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho”, que busca construir um panorama sobre a realidade profissional dos jornalistas brasileiros, começa nesta segunda-feira (16) a coletar dados para compor o estudo. Uma live será realizada hoje no canal do Grupo de Pesquisa Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC) no YouTube para lançar o questionário. O link da pesquisa ficará disponível no site perfildojornalista.ufsc.br e nas redes sociais.


A segunda edição do Perfil do Jornalista Brasileiro é uma realização da Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade dos Jornalistas (RETIJ), vinculada à Associação Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). O grupo de Pesquisa PráxisJor da UFC representa o Comitê RETIJ/SBPJor no Nordeste.


Na pesquisa, os Programas de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) e Sociologia e Ciência Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) são responsáveis pela organização que está sendo executada pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC).


O objetivo do trabalho é atingir aos jornalistas de todas as regiões do Brasil que atuam em três segmentos:

  • Na mídia;

  • Fora da mídia e;

  • Na docência.

A investigação que sustenta o questionário busca encontrar informações sobre os principais aspectos da vida laboral das/os jornalistas. A primeira edição do Perfil do Jornalista Brasileiro foi realizada em 2012, e a proposta agora é atualizar essa pesquisa, de modo a atingir um número maior de profissionais.


Em 2012, foram detalhadas as características demográficas, políticas e de trabalho desses profissionais. Em 2021, o levantamento deve incluir a precarização do trabalho, as condições laborativas que afetam a saúde e os efeitos das inovações tecnológicas, observando as principais mudanças apresentadas na última década.


O estudo tem apoio institucional de entidades nacionais da área, como: Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Profissão Jornalista (APJor), Associação Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR) e a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ).


A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) também ofereceu apoio na divulgação e mobilização de respondentes ao questionário.


Para mais informações, acesse: https://perfildojornalista.ufsc.br/


0 comentário
bottom of page