top of page

Pesquisadora do PráxisJor ganha prêmio de melhor dissertação do Brasil em comunicação e política

A dissertação analisou como os repórteres da redações locais do Ceará incorporam nas rotinas produtivas o uso de ferramentas de transparência na produção de notícias.



O trabalho intitulado “Governos (IN)visíveis e jornalismo mediador no Ceará: análise do uso de ferramentas de transparência pública como fontes de informação jornalística", produzido pela integrante do Grupo de Pesquisa PráxisJor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal do Ceará, Thatiany Nascimento, foi reconhecido como a melhor dissertação do Brasil pelo Prêmio Compolítica edição 2021.


A pesquisa teve orientação do professor Diógenes Lycarião, docente do PPGCom/UFC. A pesquisa avaliou como os repórteres dos jornais locais do Ceará – O Povo e Diário do Nordeste –, incorporam nas rotinas produtivas o uso de ferramentas de transparência na produção de notícias.


Para a pesquisadora o reconhecimento do título estimula novas investigações sobre a realidade das redações no Ceará e como a transparência de informações é pautada.


"Vivemos tempos difíceis tanto pela pandemia, principalmente pelos dilemas enfrentados por pesquisadores para garantir a continuidade e a valorização da ciência brasileira. Espero que meu trabalho possa colaborar para o aprofundamento do conhecimento sobre esses fenômenos que envolvem jornalismo e transparência pública, bem como gerar desdobramentos de outras investigações sobre a realidade de produção de notícias nas redações do Ceará", declara Thatiany.


Integrante do PráxisJor desde 2017, ela ressalta que a análise da pesquisa investiga a incorporação a partir de quatro dimensões: a natureza das ferramentas, a sistematização de uso, a qualidade da utilização e a percepção de impactos do uso.


Sobre a premiação


O prêmio faz parte da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política. A entidade avalia teses e dissertações nas áreas de estudos relacionadas à Comunicação e Política, de pesquisadores provenientes de programas de pós-graduação em Comunicação, em Ciência Política ou áreas afins.


Serviço

O trabalho pode ser acessado na íntegra através do link: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40457

 
 
 

Comments


© 2018 por PráxisJor. Criado com Wix.com

  • Conecte-se conosco!
  • Conecte-se conosco!
  • Conecte-se conosco!
bottom of page