Evento acontecerá dia 08 de novembro, de forma presencial, na Universidade Federal do Ceará (UFC)
Grupo de Pesquisa Práxis no Jornalismo (PráxisJor), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), realiza no próximo dia 08 de novembro o III Seminário Internacional Pensar e Fazer o Jornalismo. Com o tema “Outros Jornalismos, Otras Miradas”, o evento tem como objetivo promover uma aproximação entre pesquisadores e profissionais de veículos de comunicação do Brasil, e do exterior, em torno do debate sobre as rupturas, continuidades e atualizações que envolvem o fazer jornalístico contemporâneo. O Seminário, que integra a programação oficial do 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), terá suas atividades presenciais, compostas por mesas redondas e diálogos intergrupos de pesquisa.
O evento terá início às 9h, com a mesa redonda “Outras propostas metodológicas da pesquisa em Jornalismo” (complementar após confirmação convidados). Já no período da tarde acontece, a partir das 14h, os “Diálogos Intergrupos de Pesquisa”, reunindo membros do PráxisJor e convidados que integram grupos de pesquisa de instituições universitárias brasileiras e do exterior. Os diálogos serão divididos em três áreas temáticas, abrangendo discussões sobre “Jornalismo e Decolonialidade”, “Plataformização do Jornalismo” e “Jornalismo de Olhar Periférico”. O encerramento do III Seminário Internacional Pensar e Fazer o Jornalismo acontece às 19h, com a mesa redonda “O trabalho de repórter no contexto pós-pandemia” (complementar após confirmação convidados). Todas as atividades acontecerão no Auditório do Centro de Humanidades – Área III, da UFC. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir do formulário (clique aqui)
Realizado pela primeira vez em 2015, o Seminário Internacional Pensar e Fazer o Jornalismo traz em sua trajetória o constante interesse em fomentar discussões que contemplem as dimensões prática e teórica do campo, ampliando assim o olhar sobre os fenômenos midiáticos contemporâneos, além de fortalecer a participação dos diversos atores que compõem este cenário. Características essas que funcionam como diretrizes para a atuação do Grupo de Pesquisa PráxisJor.
Confira a programação:
9h – 12h
Mesa Redonda (Abertura)
Outras propostas metodológicas da pesquisa em Jornalismo
14h – 17h
Diálogos Intergrupos de Pesquisa
Jornalismo e Decolonialidade;
Plataformização do Jornalismo;
Jornalismo de Olhar Periférico
19h – 21h30
Mesa redonda (Encerramento)
O trabalho de repórter no contexto pós-pandemia
Serviço:
Auditório Centro de Humanidades – Área III
Avenida da Universidade, 2995 – Benfica, Fortaleza.
Comentarios